Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes ironizou um ataque feito pelo bolsonarista Rodrigo Constantino e afirmou que “em Nárnia não há democracia”. A declaração ocorreu nesta quinta (29) durante julgamento de representação da coligação do presidente Lula contra o comentarista da Jovem Pan.
Durante a análise do caso, o ministro Raul Araújo leu uma declaração de Constantino que falava sobre outro comentarista da Jovem Pan, Fábio Piperno. “‘O Piperno vive no mundo da Lua’, quem está dizendo é o Constantino, não sou eu. ‘Este mundo de Nárnia, onde o Alexandre de Moraes é o defensor da democracia'”, afirmou o magistrado.
Ele foi interrompido por Moraes, que lembrou que não existe “democracia” no mundo fictício citado pelo bolsonarista. “Gostaria só de lembrar que em Nárnia não há democracia, porque Aslan, que é o leão, é o rei. Só para recordar ao agressor”, brincou o presidente do tribunal.
A fala é uma referência à série de livros “As crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis. O personagem Aslan, citado pelo magistrado, é o ser mítico mais poderoso do universo fictício.
Moraes ironiza crítica durante julgamento do TSE: 'Em Nárnia não tem democracia' https://t.co/BTOLXVl8Cg pic.twitter.com/dzkj3E05c5
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) February 29, 2024
No caso julgado pelo tribunal, a coligação do presidente afirma que a Jovem Pan e Constantino divulgaram fake news sobre o então candidato durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, o bolsonarista associou Lula a uma facção criminosa do Rio de Janeiro, acusou o TSE de censura contra a emissora e atacou ministros.
O relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves, votou pela aplicação de uma multa de R$ 30 mil e foi acompanhado por Moraes. Nesta quinta, Araújo votou para rejeitar a representação e o julgamento foi interrompido após pedido de vista de Cármen Lúcia.