VÍDEO – Moraes ironiza ataque do bolsonarista Constantino no TSE: “Em Nárnia não há democracia”

Atualizado em 29 de fevereiro de 2024 às 18:32
Alexandre de Moraes, presidente do TSE, durante julgamento de representação da coligação do presidente Lula contra o bolsonarista Rodrigo Constantino. Foto: Reprodução

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes ironizou um ataque feito pelo bolsonarista Rodrigo Constantino e afirmou que “em Nárnia não há democracia”. A declaração ocorreu nesta quinta (29) durante julgamento de representação da coligação do presidente Lula contra o comentarista da Jovem Pan.

Durante a análise do caso, o ministro Raul Araújo leu uma declaração de Constantino que falava sobre outro comentarista da Jovem Pan, Fábio Piperno. “‘O Piperno vive no mundo da Lua’, quem está dizendo é o Constantino, não sou eu. ‘Este mundo de Nárnia, onde o Alexandre de Moraes é o defensor da democracia'”, afirmou o magistrado.

Ele foi interrompido por Moraes, que lembrou que não existe “democracia” no mundo fictício citado pelo bolsonarista. “Gostaria só de lembrar que em Nárnia não há democracia, porque Aslan, que é o leão, é o rei. Só para recordar ao agressor”, brincou o presidente do tribunal.

A fala é uma referência à série de livros  “As crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis. O personagem Aslan, citado pelo magistrado, é o ser mítico mais poderoso do universo fictício.

No caso julgado pelo tribunal, a coligação do presidente afirma que a Jovem Pan e Constantino divulgaram fake news sobre o então candidato durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, o bolsonarista associou Lula a uma facção criminosa do Rio de Janeiro, acusou o TSE de censura contra a emissora e atacou ministros.

O relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves, votou pela aplicação de uma multa de R$ 30 mil e foi acompanhado por Moraes. Nesta quinta, Araújo votou para rejeitar a representação e o julgamento foi interrompido após pedido de vista de Cármen Lúcia.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link