O vice-presidente Hamilton Mourão ironizou nesta segunda-feira (18) a possibilidade de uma investigação sobre os áudios de sessões do Superior Tribunal Militar em que ministros da Corte admitem a prática de tortura. Mourão disse que “os caras já morreram tudo” e questionou se iriam “trazer os caras do túmulo de volta”.
“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. Vai trazer os caras do túmulo de volta?”, afirmou Mourão. “Isso já passou. É a mesma coisa que a gente voltar para a ditadura do Getúlio. São assuntos já escritos em livros, debatidos. É passado, faz parte da História do país”, continuou.
Nesta segunda, ele afirmou que a História “tem dois lados” e que nesse caso houve uma “luta” contra o governo por parte de “organizações que queriam implantar a ditadura do proletariado”, e disse que “houve excesso de parte a parte”.
“É lógico, você tem que conhecer a História. A História, ela sempre tem dois lados ao ser contada. Então vamos lembrar: aqui houve uma luta, dentro do país, contra o Estado brasileiro, por organizações que queriam implantar a ditadura do proletariado aqui. Era um regime que na época atraía, vamos dizer assim, uma quantidade grande da juventude brasileira e também parcela aí da sociedade, mas que perderam essa luta. Ah, houve excessos? Houve excesso de parte a parte”, completou o vice.
Confira abaixo:
“Apurar o quê? Os caras já morreram”, disse o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, sobre gravações que detalham tortura na ditadura militar.
➡ Assista na #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/swXXYBlgSL
— GloboNews (@GloboNews) April 18, 2022