No último sábado (30), mais um caso de racismo foi registrado, uma mulher chamou entregador de macaco. A Polícia Civil investiga o ocorrido como injúria racial. O ocorrido aconteceu na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
De acordo com entregadores, eles faziam uma entrega para um site de vendas em um condomínio de luxo e, por volta das 15h30, estacionaram a van na frente da casa da senhora, identificada como defensora pública. Porém, o advogado Joab Gama de Souza, advogado responsável pela defesa das vítimas, a mulher pediu que os trabalhadores tirassem o veículo da porta da casa dela para que ela saísse com seu carro. O motorista estava fora da van, e o colega dele informou que não poderia fazer a manobra porque não tinha carteira de motorista. Porém a mulher começou a deferir xingamentos aos dois.
“A senhora saiu da casa e já pediu que o entregador tirasse o carro imediatamente dali. O ajudante respondeu que ela precisaria esperar o motorista chegar, porque ele não tinha carteira de motorista. Na mesma hora, ela perdeu o controle e começou a ofender os dois. Em seguida, ela começou a jogar objetos na direção da van. Antes de entrar no carro, ela xingou o motorista de macaco e foi embora”, contou o advogado das vítimas Joab Gama de Souza.
“Sentimento de humilhação. Isso é algo que negros vivem no dia a dia, mas não imaginamos que vá acontecer assim com a gente”, afimou uma das vítimas, Eduardo Pessanha.
O caso foi registrado na 81ª DP (Itaipu) como “injúria por preconceito”. As imagens de câmeras de segurança foram solicitadas e a autora foi intimada para prestar esclarecimentos.
Assista o vídeo divulgado nas redes sociais:
DEFENSORA PÚBLICA APOSENTADA CHAMOU ENTREGADOR DE "MACACO" | O caso aconteceu no último sábado, em Niterói. Claudia Alvarim Barrozo se irritou com uma van estacionada em frente à casa dela e começou a agredir verbalmente Eduardo Peçanha. A vítima registrou boletim de ocorrência. pic.twitter.com/hbXMIPDDkY
— SBT Rio (@sbtrio) May 4, 2022