Lula chamou de “canalha” o empresário Roberto Mantovani Filho, suspeito de agredir o ministro do STF Alexandre de Moraes no aeroporto em Roma, na Itália, na cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Fez também um alerta sobre a extrema-direita.
“Vocês têm que estar preparados porque nós derrotamos o Bolsonaro, mas não derrotamos os bolsonaristas ainda. Os malucos estão na rua, ofendendo pessoas, xingando pessoas como aconteceu esses dias com Alexandre de Moraes, no aeroporto de Roma, que um canalha não só ofendeu ele, como bateu no filho dele”, disse.
“Nós vamos dizer para eles que a gente quer fazer com que esse país volte a ser civilizado. As pessoas não tem que se gostar. Tem apenas que se respeitar. Isso é democracia”.
Na sexta-feira, 21, o governo lançou o “Pacote da Democracia”, conjunto de leis que aumentam a punição para crimes envolvendo membros políticos do Legislativo, Judiciário e Executivo. Uma das propostas é de 40 anos de prisão para aqueles que atentarem como o Estado Democrático de Direito.