Em entrevista em novembro do ano passado a um canal do YouTube chamado ‘Motorsports Talks’ – que tirou o vídeo do ar e, atualmente, não tem qualquer vídeo publicado -, Nelson Piquet não só usou a expressão racista ‘neguinho’ para se referir ao piloto, mas também houve o uso de um termo preconceituoso. Em outra parte da entrevista, Piquet reforça o uso da expressão racista e ainda arremata com uma homofobia explícita.
Ele tratou do acidente entre Hamilton e Max Verstappen no GP da Inglaterra de 2021. A entrevista viralizou recentemente e chocou toda a comunidade internacional.
Por conta disso, Fórmula 1, FIA e Mercedes expediram comunicados em solidariedade a Hamilton. O próprio heptacampeão se manifestou, bem como Sebastian Vettel, outros pilotos e ex-pilotos e organizações. A Fórmula 1 estuda banir Piquet do paddock para sempre, enquanto o Clube dos Pilotos Britânicos – dono de Silverstone – suspendeu a inscrição do brasileiro. Piquet chegou a se desculpar, mas empurrou a culpa para uma suposta tradução equivocada – claro, em entrevista à imprensa que não fala português.
Acontece que, ainda que o canal tenha tirado a entrevista do ar, o Grande Prêmio encontrou o vídeo completo e checou mais uma barbaridade. Em dado momento após quase duas horas de entrevista, o ex-piloto é questionado sobre a temporada de 1982 e, mais especificamente, sobre o que achava do campeão daquele ano, Keke Rosberg.
Piquet diz que Keke “era um bosta”. Até aí, apesar da grosseria, nada acima dos limites. Mas Nelson resolve comparar com a situação do filho dele, Nico Rosberg, campeão mundial de 2016. É aí que, além de repetir a ofensa racista ainda empreende um gancho homofóbico contra Hamilton. “O Keke? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato… O neguinho devia estar dando mais cu naquela época, aí tava meio ruim”, afirmou, em meio às gargalhadas.
Embora a grosseria características caiba também a outras figuras, a Hamilton sobra sempre os tipos mais absurdos de uso de linguagem pejorativa. É o reforço da maneira como Piquet trata Hamilton o tempo inteiro. Importante lembrar que Lewis Hamilton tem mais do dobro dos títulos mundiais de Nelson Piquet e 80 vitórias a mais na carreira na Fórmula 1.
Confira abaixo:
“Neguinho devia estar dando cu”, diz Piquet sobre derrota de Hamilton para Rosberg, via @grandepremio https://t.co/jhcx8mCsac (?: @SamPancher) pic.twitter.com/nsdgRx8Z1f
— Jeff Nascimento (@jnascim) July 1, 2022