No Espírito Santo, adolescentes de 16 anos foram alvo de abordagem truculenta de agentes da Polícia Militar nesta quinta (8). O caso aconteceu no bairro Nova Esperança, em Linhares, e os policiais deram chutes contra uma mulher e borrifaram spray de pimenta contra outra que estava próxima.
Durante a ação, um dos PMs coloca o corpo sobre a adolescente no chão para tentar imobilizá-la. Os agentes chegaram a apontar a arma para pessoas ao redor. Veja:
A Polícia Militar afirmou que a abordagem ocorreu por suspeita de que duas adolescentes estariam “comercializando entorpecentes na região”.
“Quando a equipe chegou ao local indicado, as suspeitas xingaram os policiais. Devido ao fato, elas receberam voz de abordagem, porém uma delas correu e jogou uma sacola em um matagal. Em seguida, ela começou a incitar populares para que criassem um tumulto e evitassem a apreensão das drogas”, afirmou a corporação em nota.
Em sua versão, a PM ainda diz que uma das pessoas agredidas jogou uma pedra na frente da viatura, “causando um dano na lataria”, e teria desobedecido ordens. “Ela recebeu voz de parada, no entanto desobedeceu, demonstrando extrema agressividade, sendo necessário o uso progressivo da força para contê-la”, prossegue.
A Polícia Civil afirma que quatro mulheres, sendo três delas adolescentes, foram conduzidas à Delegacia Regional de Linhares. As menores de idade assinaram Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC) por crimes de ameaça, ato infracional análogo aos crimes de dano e desacato.
A mulher, de 34 anos, foi autuada em flagrante por lesão corporal, desobediência e desacato, mas foi liberada após pagamento de fiança de R$ 1 mil.