Um vídeo mostra o momento que a jornalista Shireen Abu Akleh, da emissora Al Jazeera, foi morta a tiros nesta quarta-feira (11) durante ataque das forças israelenses na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia. Ela cobria o ataque no local que tem sido palco de violência nas últimas semanas com a intensificação de ações das tropas israelenses.
Segundo o Al Jazeera, a repórter foi assassinada “deliberadamente e a sangue frio” pela força de Israel. Já segundo o primeiro-ministro Naftali Bennett, em comunicado, “parece provável que palestinos armados que estavam atirando indiscriminadamente no momento, tenham sido responsáveis pela lamentável morte da jornalista”. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, afirmou que considera as forças israelenses totalmente responsáveis pela morte.
De acordo com um fotógrafo presente no local, a jornalista Abu Aqleh usava o colete de imprensa quando foi atingida. Ele disse que as forças israelenses atiravam na área e viu o corpo da repórter da Al Jazeera no chão e que não havia palestinos armados no local.
Nas últimas semanas tropas de Israel têm realizados quase todos os dias ataques na Cisjordânia, em meio a investidas muitas delas realizados por palestinos de Jenin e áreas da região.
Al Jazeera has accused Israel of “deliberately targeting and killing our colleague" after veteran journalist Shireen Abu Akleh was shot and killed while covering an Israeli military raid in the occupied West Bank town of Jenin. https://t.co/Xd8oflLK8b pic.twitter.com/6ZboaxnLRG
— The Associated Press (@AP) May 11, 2022