Barack Obama renovou seu slogan de campanha ”Sim, nós podemos”, para, “Sim, ela pode”, em apoio a Kamala Harris durante a Convenção do Partido Democrata. Em um discurso na terça-feira (20), o ex-presidente reforçou seu apoio à candidata, destacando seu otimismo com o futuro e fazendo uma alusão bem-humorada às convenções de seu partido.
Na ocasião, Obama também não poupou críticas a Donald Trump, afirmando que o ex-presidente continua focado apenas em seus próprios interesses: “Temos um bilionário de 78 anos que não para de reclamar sobre os problemas dele”.
Contrastando com Trump, Obama destacou a trajetória de Kamala Harris, que, segundo ele, não teve uma vida de privilégios e sempre se dedicou a resolver os problemas da sociedade. “Kamala Harris não vai focar nos próprios problemas. Ela vai focar nos problemas de vocês. Como presidente, não vai ficar atendendo apenas apoiadores e punir quem se recusar a se ajoelhar para ela. Ela vai ajudar cada americano”, disse.
O ponto alto do discurso ocorreu quando um participante na plateia gritou “Sim, ela pode”, evocando o slogan “Sim, nós podemos”, utilizado por Obama em sua campanha de 2008. Após isso, o ex-presidente imediatamente endossou a frase, adaptando-a para Harris.
?? Obama: Kamala será essa presidente
Participante: Sim, ela pode
Obama: Sim, ela pode
De @Acyn pic.twitter.com/tVAV9T9WfD
— Central da Política (@centralpolitcs) August 21, 2024
Durante o discurso, Obama também apelou à união dos americanos, pedindo que todos trabalhem juntos para superar as divisões atuais. Ele ressaltou que a eleição deste ano é uma chance crucial de restaurar a solidariedade e o espírito de colaboração no país.
Vale ressaltar que Kamala Harris e Obama compartilham uma amizade de quase duas décadas, marcada por apoio mútuo em diversas campanhas políticas.