Um oficial da Marinha foi preso em flagrante na última sexta-feira (2) por injúria racial, após chamar um professor de surf skate de “preto de merda” em razão de um desentendimento no Parque Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo.
Vídeos gravados por testemunhas mostram o momento em que Joanesson Stahlschmidt, de 36 anos, capitão-tenente do Comando do 8º Distrito da Marinha, passa de bicicleta e ofende com uma frase racista Jagner Macedo Santos, de 33, que é negro e estava andando de skate.
O grupo que estava com Jagner contou que tinha pedido para o ciclista não passar de bicicleta numa rua dentro do parque, que é conhecida como ‘Ladeira da Preguiça’, local usado por skatistas. Eles afirmaram ter dito ao ciclista que a rua era sem saída e que, segundo Jagner disse à polícia, “não é permitido transitar de bicicleta”.
As imagens gravadas mostram a discussão entre o ciclista e skatistas. As cenas não registraram, mas depois que o oficial xinga o professor de skate de “preto de merda”, ele foi perseguido por pessoas que o agrediram. Outras o chamaram de racista.
Seguranças do parque e agentes da Guarda Civil Metropolitana foram chamados para atender a ocorrência e levaram Jagner e Joanesson para o 27º Distrito Policial (DP). Depois de ouvir o depoimento do professor de skate e interrogar o capitão da Marinha, a Polícia Civil indiciou e prendeu Joanesson em flagrante pelo crime de injúria racial.
Veja o vídeo:
No @Metropoles | O oficial da Marinha Joanesson Stahlschmidt foi preso após xingar, nessa sexta-feira (3/9), um professor de surf skate no Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo. A vítima, Jagner Macedo Santos, é chamada de "preto de merda" pelo capitão-tenente. pic.twitter.com/ea5Y2R50Ec
— Tácio Lorran ? (@taciolorran) September 4, 2022