Pelo menos sete pessoas se afogaram e morreram ao tentar chegar em pacotes com ajuda humanitária que caíram no mar na Faixa de Gaza. Além das vítimas que faleceram, a agência de notícias palestina Wafa afirma que há cinco pessoas desaparecidas após tentar pegar os mantimentos.
Centenas de palestinos se jogaram no Mar de Gaza e nadaram até os pacotes com os mantimentos levados à região. O caso aconteceu nesta segunda (25) e tem gerado críticas à proibição de Israel de transportar a ajuda humanitária por terra.
“Por que aqueles que entregam ajuda não podem entregá-la através das travessias?”, questiona Muhammad Sobeih, morador de Gaza que tentou ajudar as pessoas no litoral, em entrevista à TV Al Jazeera. Os mantimentos têm sido lançados há várias semanas por meio de aviões militares de vários países, como França, Estados Unidos, Egito e Jordânia.
➡️ Gaza: palestinos se afogam tentando pegar ajuda aérea que caiu no mar
Pelo menos sete palestinos tentaram nadar até onde caíram pacotes de ajuda humanitária no Mar de Gaza e acabaram morrendo
Leia: https://t.co/XP1lRrRqDB pic.twitter.com/v1ANzLrYEI
— Metrópoles (@Metropoles) March 26, 2024
No início deste mês, cinco pessoas morreram e 10 ficaram feridas após serem atingidas por carregamentos lançados na zona aérea da Faixa de Gaza. Na ocasião, os mantimentos foram enviados pelos Estados Unidos e alguns dos paraquedas não abriram, resultando em quedas que atingiram palestinos e casas.
Por isso, autoridades de Gaza têm pedido a “interrupção imediata das operações de lançamento aéreo” e uma abertura rápida do acesso terrestre de caminhões com ajuda humanitária para ajudar a população local.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), ao menos 500 caminhões com mantimentos entravam em Gaza diariamente antes da guerra. Após o início do conflito, cerca de 150 são enviados ao território, que está sitiado.