Durante uma entrevista concedida a uma emissora de televisão da Suíça, o Papa Francisco expressou a opinião de que a Ucrânia deveria demonstrar coragem ao buscar uma solução negociada para encerrar o conflito com a Rússia.
Pela primeira vez desde o início do conflito, que completou dois anos no mês passado, Francisco fez referência a uma “bandeira branca” e destacou a importância da negociação.
“A palavra ‘negociar’ é uma demonstração de coragem quando se percebe que se está em uma posição de desvantagem e que as coisas não estão progredindo como desejado”, afirmou.
Ele também sugeriu que a Ucrânia busque o apoio das potências internacionais para facilitar o diálogo.
Em um comunicado, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, explicou que o Papa utilizou o termo “bandeira branca”, mencionado pelo entrevistador, para representar o fim das hostilidades e uma pausa alcançada por meio da coragem das negociações.
O porta-voz do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi questionado sobre os comentários do Papa, mas optou por não fazer comentários a respeito.
Durante uma visita à Turquia, que se ofereceu como mediadora, Zelensky declarou na sexta-feira (8) que deseja a paz, mas reiterou que não cederá território aos russos.
Confira o vídeo:
O Papa Francisco em entrevista hoje:
"UCRÂNIA DEVE TER A CORAGEM DE APRESENTAR A BANDEIRA BRANCA E NEGOCIAR"
Se os católicos ainda acreditam que a palavra do Papa é a palavra de Deus, deviam seguir o seu conselho. pic.twitter.com/4PRAbhIj3h— Armando???????? (@ArmandoRosa10) March 9, 2024
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link