Alvo da Polícia Federal, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) teve seu gabinete vasculhado por agentes nesta quinta (15). A corporação fez busca e apreensão em uma série de endereços ligados ao bolsonarista, incluindo seu imóvel funcional em Brasília e o escritório em que trabalha no Senado Federal.
A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que tomou a decisão no âmbito do inquérito que apura a prática dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação por revelar suposto plano para dar golpe de Estado.
Vídeos mostram como foi a operação no gabinete do senador. Agentes da PF deixaram seu escritório com malotes na tarde de hoje.
➡️ Agentes da PF deixam o gabinete de Marcos do Val no Senado com malotes
O parlamentar foi alvo de busca e apreensão após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
? @vaugustotenorio pic.twitter.com/hqwm3KxUxS
— Metrópoles (@Metropoles) June 15, 2023
Outro registro mostra que o senador tem uma foto gigante de si mesmo na parede do gabinete. Na imagem usada, Marcos do Val aparece com o símbolo da Swat, unidade especial da polícia dos Estados Unidos da qual ele diz ser instrutor.
A parede do gabinete do Marcos do Val pic.twitter.com/dOm50jAgpZ
— Samuel Pancher (@SamPancher) June 15, 2023
A imprensa foi proibida de transitar pelo local, mas foram feitas imagens do anexo 1 do Senado Federal durante a apreensão:
Busca e apreensão Marcos do Val
Jornalistas estão impedidos de transitar pelo anexo 1 do Senado Federal enquanto a operação da PF no gabinete do Marcos do Val ocorre. Os agentes cumprem o mandado de busca e apreensão. O Correio está no local.Vídeo: Raphael Felice/CB pic.twitter.com/P8G8sHDuGx
— Correio Braziliense (@correio) June 15, 2023