A Eletrobras informou nesta segunda-feira (2) que um curto-circuito provocado por uma pipa foi a causa do apagão que afetou 942 mil imóveis em São Paulo e Guarulhos, no último sábado (31).
Um vídeo mostra o exato momento em que a pipa atinge dois barramentos da subestação de Guarulhos e causa a pane. O curto-circuito gera o acionamento dos sistemas de proteção e desligam o primeiro barramento.
O segundo barramento foi atingido pela rabiola da pipa, que continha alumínio, o que provocou o desligamento do equipamento e gerou o apagão.
No domingo (1º), as concessionárias Enel Distribuição São Paulo e EDP confirmaram que o apagão afetou 942 mil imóveis na capital paulista e na Grande São Paulo.
Apenas na capital paulista, área de concessão da Enel, foram 650 mil clientes afetados. O número representa 8% do total de clientes na cidade. As zonas Leste e Norte foram as mais atingidas.
A Enel conseguiu restabelecer o serviço gradualmente até a normalização completa por volta das 20h, após a recuperação total das cargas pela transmissora.
Em Guarulhos, cerca de 292 mil clientes da EDP também foram afetados, correspondendo a 13,5% das unidades atendidas pela companhia. Os bairros mais impactados foram Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio.
Veja o vídeo: