Agentes da Polícia Militar de Porto Alegre (RS), chefiada pelo bolsonarista Sebastião Melo, dispararam balas de borracha e usaram spray de pimenta contra moradores de comunidade no dique do Sarandi, na zona norte da cidade, nesta quarta (29).
A Prefeitura executou reparos no dique e algumas casas tiveram que ser demolidas. Segundo a deputada estadual Laura Sito (PT), os moradores foram agredidos enquanto negociavam a garantia de que teriam onde morar após deixar o local.
“Infelizmente, as pessoas agem como se eles morassem aqui por livre opção. Moram por necessidade e o poder público precisa garantir para eles condições dignas”, afirmou a parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos da ALRS (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul).
Urgente! O governo Sebastião Melo acaba de ser violento com moradores do Dique do Sarandi. Dispara bala de borracha e spray de pimenta na comunidade, que querem apenas garantia de moradia para saírem de suas casas. Compartilhem! pic.twitter.com/Uk70VzIIsP
— Laura Sito (@laurasito) May 29, 2024
A região tem sofrido há mais de 20 dias com alagamentos e a situação piorou com o volume de chuva acumulado nos últimos dias. Moradores do bairro têm feito protestos e pedido o fechamento “urgente” do dique, que é usado para fazer a proteção do local para as cheias do Rio Gravataí.
A Secretaria de Serviços Urbanos do município (SMSUrb) da cidade afirmou que está fazendo a recomposição de dois pontos do dique do Sarandi e colocando pedras para fechar os pontos por onde a água extravasou.
A região tem diversos pontos alagados, com diversas casas lotadas de entulho por conta das chuvas. Três bombas flutuantes foram instaladas no bairro.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link