Neste domingo (5), uma execução na rua em plena luz do dia na frente de uma multidão revoltou moradores da zona Sul de São Paulo. Um homem, já rendido com as mãos para o alto, foi morto a tiros por um policial militar, no Morro do Piolho, na Vila Rosana.
Segundo o jornalista André Caramante, que denunciou o caso em seu perfil na rede social X, o ajudante de pedreiro Matias Menezes Caviquiole, de 24 anos, morreu no local e era pai de uma menina de 2 anos.
No vídeo divulgado pelo jornalista, é possível ver Caviquiole rendido pelo policial com os braços levantados, sem esboçar reação, enquanto pessoas se aproximam questionando a abordagem, xingando a PM, quando o policial atira uma vez contra o peito do ajudante de pedreiro, que cambaleia para trás com as mãos no corpo, senta na sarjeta e depois cai morto.
As pessoas em volta suplicam e explicam que o jovem não estava oferecendo resistência, para o policial se acalmar, mas o jovem é assassinado mesmo assim. Nem a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo nem o governador Tarcísio de Freitas se pronunciaram sobre o caso até o momento. Até a noite de domingo não havia sido divulgado o motivo da abordagem policial nem o que será feito do caso daqui para a frente.
Assista abaixo:
Brasil – São Paulo – São Paulo – Zona Sul – Morro do Piolho – Jardim Rosana
05.nov.23
Matias Menezes Caviquiole, 24 anos e pai de uma menina de 2 anos, foi morto hoje (05.nov.23) por um policial militar. Era ajudante de pedreiro. Foi morto com as mãos pro alto, rendido. pic.twitter.com/AjVtXgNNvS
— André Caramante (@andrecaramante) November 6, 2023