Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que dois adolescentes foram colocados algemados dentro do camburão de uma viatura da Polícia Civil na manhã de quarta-feira (20) em Linhares, no Espírito Santo.
Nas imagens, obtidas pela Rede Notícia, um dos policiais, que está encapuzado, joga um gás de pimenta no rosto dos jovens, de 13 e 14 anos, e tranca a porta do camburão. Em seguida, os adolescentes gritam “socorro”.
O delegado Tiago Cavalcante, que também foi filmado participando da ação, disse nesta quinta-feira (21) que os policiais cumpriam um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça, “na casa de um menor suspeito de roubos e outros crimes”.
A mãe do adolescente de 13 anos disse que a ação ocorreu após o seu marido encontrar uma câmera de segurança em frente ao imóvel, em julho deste ano, e comunicar o fato às autoridades. Após registrar um boletim de ocorrência, a família descobriu que o aparelho era de um vizinho e, voluntariamente, devolveu o equipamento de segurança.
A Polícia Civil, no entanto, mobilizou uma equipe para cumprir o mandado de busca e apreensão na casa da família. A mãe do jovem afirmou que o outro rapaz, de 14 anos, foi algemado ao ir até o local para pegar a bicicleta que havia sido emprestada para o seu filho.
A mulher afirmou que o seu filho, no momento do cumprimento do mandado, xingou um policial, motivo alegado pela corporação para a condução do menor. Apesar de não concordar com o comportamento do filho, ela disse que a reação dos agentes foi desproporcional.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que as imagens serão encaminhadas à Corregedoria da corporação para apurar o episódio.
Veja o vídeo: