https://www.facebook.com/FranceInsoumiseBresil/videos/721498114948303/?v=721498114948303
O líder do partido La France Insoumise na Assembleia Nacional francesa Jean-Luc Mélenchon declarou apoio nesta segunda-feira, em um vídeo publicado no Facebook (acima), à caravana que vai pedir a liberdade de Lula no Parlamento Europeu e na ONU.
“Dou todo o meu apoio à caravana europeia Lula Livre porque é uma causa central do nosso tempo esse processo contra Lula, se é que podemos chamar isso de processo”, ironizou.
Para ele, o “processo” foi utilizado contra Dilma Rousseff e mais tarde de maneira “mais brutal e violenta” contra o Lula, no que chamou que uma “técnica que consiste em instrumentalizar a justiça e a polícia para ajudar a classe no poder e o poder político que a encarna”.
De acordo com o parlamentar, esse método foi levado ao extremo no Brasil, ao mesmo tempo em que foi aplicado em outros países da região, citando o ex-presidente do Equador. “Rafael Correa é alvo de 25 processos penais, Ricardo Patino (ex-ministro das finanças) teve que fugir para o México”.
Em seguida, disse que ele mesmo vem sendo alvo do mesmo processo na França.
“Nós, e eu particularmente, fomos alvo de uma ação policial em formas utilizadas geralmente contra grandes criminosos sobre documentos que não têm absolutamente nada de ilícitos, o que permite de alimentar uma espiral de imprensa”.
“Viva a Caravana! Que Lula seja libertado e possa ser julgado de maneira verdadeiramente justa, se é que ele precisa realmente de ser julgado”, finalizou.