Em encontro com Joe Biden, Jair Bolsonaro afirmou que quer “eleições confiáveis, auditáveis e limpas para que não haja dúvida” sobre o resultado. O presidente ainda disse que as eleições vão ocorrer em um “espírito democrático”, mesmo já tendo iniciado seus ataques às urnas eletrônicas antes mesmo da disputa começar.
“Os Estados Unidos e o Brasil têm todos os meios para selar nossas relações comerciais, um eixo Norte-Sul de relações. Nossos países podem trabalhar de uma forma complementar, nós temos tudo o que é preciso para nos tornamos nações mais integradas e um exemplo para o mundo”, prosseguiu Bolsonaro na conversa com o presidente americano. Veja o vídeo:
Bolsonaro fala sobre eleições em encontro com Biden: "Queremos ter eleições confiáveis, auditáveis e limpas para que não haja dúvida". ➡ Assista na #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/mq05gPjwKw
— GloboNews (@GloboNews) June 9, 2022
Essa é a primeira vez que os presidentes se encontram, apesar de diversos pedidos do Palácio do Planalto. Dias antes da conversa, Bolsonaro insistiu que houve fraude nas eleições americanas. Ele alegou que a vitória de Biden contra seu aliado, Donald Trump, foi ilegítima.
“Quem diz é o povo americano. Eu não vou entrar em detalhes na soberania de outro país. Agora, o Trump estava muito bem. E muita coisa chegou para a gente que a gente fica com pé atrás”, afirmou em entrevista ao SBT.