Em jogo que aconteceu neste domingo (31), na Arena da Baixada, o São Paulo denunciou que um de seus funcionários foi vítima de racismo durante a partida contra o Athletico-PR, pela 20ª rodada do Brasileirão Série A. O clube paulista disse que a vítima fez um boletim de ocorrência.
Os ataques teriam vindo por parte da torcida do time paranaense logo após o goleiro são-paulino Felipe Alves defender um pênalti. Entretanto, a discriminação não acabou por aí, já que torcedores do São Paulo também foram alvo de manifestações preconceituosas.
Em um vídeo que está circulando pela internet, é possível ver um torcedor do Athletico xingando em direção ao setor da arquibancada em que estava localizada a torcida adversária. Atrás dele, aparece uma mulher filmando tudo pelo celular e fazendo gestos que imitam um macaco na sequência.
”Torcida do Athletico jogou banana no setor visitante. E olha isso: essa garota do vídeo está imitando o quê? Racismo? LAMENTÁVEL!”, publicou um perfil dedicado ao São Paulo.
Em uma nota de repúdio ao acontecimento, o tricolor paulista escreveu: “Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.
Veja abaixo:
Torcida do Athletico jogou banana no setor visitante?
E olha isso: essa garota do vídeo está imitando o que?????? Racismo?LAMENTÁVEL!
? Baby/Instagram pic.twitter.com/95Mgod1Dee
— Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) July 31, 2022