Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) atacaram a imprensa brasileira, no domingo (18), durante a cobertura do funeral da rainha Elizabeth II, em Londres. Os bolsonaristas direcionaram os ataques a uma jornalista e um cinegrafista da BBC que cobriam o evento, gritando coisas como “comunista”, “Fora Globo”, “lixo”.
O jornalista Ivan Finotti, que filma a agressão, pergunta a um membro do grupo se ele não tem vergonha de ofender a jornalista. “Vocês não têm vergonha de xingar a menina sozinha?”, pergunta Finotti, ao que o bolsonarista rebate: “Não tenho”. Outro apoiador do chefe do Executivo, que aparece vestindo uma camisa do Palmeiras, diz: “Nossa bandeira nunca será vermelha, brother”.
O repórter, então, passa a ser alvo de ataques, sendo chamado de “filho do Lula” e “comunista”. Uma mulher, também seguidora do presidente, manda ele ir para a Venezuela.
Outro apoiador de Bolsonaro chama os profissionais, que estavam cercados por policiais, de “mentirosos” e diz que eles “deveriam ter vergonha”.
Veja o vídeo
Bolsonaristas em Londres atacam imprensa brasileira na cobertura do funeral da Rainha Elizabeth 2ª. Gritos de "comunista", "lixo" e "shame on you" foram dirigidos aos jornalistas já na chegada do presidente, neste domingo (18).
? Ivan Finotti pic.twitter.com/xaVRFxHtFD
— Folha de S.Paulo (@folha) September 19, 2022