Deltan Dallagnol acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de articular sua cassação. Em entrevista ao UOL News, o ex-procurador citou supostas ligações e visitas do magistrado a gabinetes na véspera do julgamento que acabou com seu mandato.
“Essa é uma questão legítima que tem que ser endereçada a ele: se no dia da minha cassação e no dia anterior, ele visitou um gabinete com esse objetivo, se ele ligou para ministros para buscar, fazer com que o processo contra mim avançasse e não fosse barrado”, afirmou Deltan.
O ex-deputado ainda acusou Gilmar de ligar para presidentes de faculdades e universidades e cobrar punições a professores que fazem críticas a ele ou ao STF. Confrontado e questionado se estaria acusando o magistrado, ele inverteu o ônus da prova e afirmou: “Eu não vou fazer afirmações que eu não possa comprovar. Essas questões devem ser dirigidas a ele e ele que responda”.
Deltan ainda culpou Lula por sua cassação, dizendo que o petista voltou à presidência com “desejo de vingança”.
Em entrevista ao UOL News, Deltan Dallagnol afirmou, sem apresentar provas, que o ministro do STF Gilmar Mendes teria "articulado sua cassação" e que o presidente Lula deseja "se vingar" dele.
➡️ Assista a entrevista no YouTube de UOL pic.twitter.com/egx2TreMyW
— UOL Notícias (@UOLNoticias) May 22, 2023