VÍDEO – “Sociedade israelense cercou a si mesma com escudos e muros”, diz jornalista judeu

Atualizado em 8 de novembro de 2023 às 14:33
O jornalista israelense Gideon Levy. Foto: Reprodução

O jornalista israelense Gideon Levy afirmou que o povo de Israel consegue “viver facilmente com a realidade brutal” por seguir três princípios. Durante o evento “The Israel Lobby”, ele apontou que a sociedade tem se rodeado com “escudos” e “muros” físicos e mentais que permitem que ela não se preocupe, por exemplo, com os ataques a Gaza.

“A sociedade israelense se cercou com escudos, com muros. Não apenas muros físicos, mas também muros mentais. Vou te falar os três princípios que permitem que os israelenses vivam tão facilmente com essa realidade brutal”, afirmou.

Ele cita que um dos motivos pelos quais os israelenses não se importam com essa “brutalidade” é o fato de acreditarem que fazem parte de um “povo escolhido”. “A maioria dos israelenses, se não todos eles, creem profundamente que somos o povo escolhido e, se somos os escolhidos, temos o direito de fazer o que quisermos”, avalia.

Ele ainda critica Israel pela ocupação em Gaza e diz que ela não é a mais sanguinária ou duradoura da história, mas aponta que é a primeira vez que “o ocupante se apresenta como vítima”.

“Já existiram ocupações mais brutais e mais longas na história. Mas na história nunca houve uma ocupação em que o ocupante se apresenta como uma vítima. Não só como a vítima, mas como a única vítima. Isso permite que os israelenses vivam em paz porque nós somos as vítimas”, prossegue.

O terceiro princípio seguido pelos israelenses, segundo Gideon Levy, é a desumanização dos palestinos. Ele aponta que esse é o pensamento “mais crucial” e “mais perigoso” entre eles. “O mais perigoso é a sistemática desumanização dos palestinos, que permite a nós, israelenses, viver em paz. Porque se eles não são seres humanos como nós, então não há uma questão de Direitos Humanos”, avalia.

O discurso foi feito em 2015, no evento anual “The Israel Lobby”, realizado pela “National Press Club” (“Clube da Imprensa Nacional”), uma organização de jornalistas e profissionais de comunicação de Washington, nos Estados Unidos.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link