O jogo entre França x Tunísia foi interrompido, aos 25 minutos do segundo tempo, por uma invasão em campo. Um homem correu pelo gramado segurando uma bandeira da Palestina e deu dois mortais enquanto fugia dos seguranças.
Ele também vestia uma camiseta com uma mensagem que dizia: “Tunísia, sua hora é agora”. O jogo aconteceu no estádio Cidade da Educação e a Tunísia venceu a França por 1 a 0.
Os tunisianos que a assistiam a partida no local vibraram com a invasão e com a bandeira palestina. Assim como a Tunísia, a Palestina é um país predominantemente muçulmano. Jogadores tunisianos até tentaram conter os seguranças conforme levavam o torcedor para fora do gramado.
Essa foi a segunda invasão em campo nesta Copa do Mundo. Na partida entre Portugal x Uruguai, na segunda-feira (28), o italiano Mário Ferri invadiu o jogo segurando uma bandeira LGBTQIAP+. Ele foi pego pelos seguranças e liberado pela polícia do Catar em seguida. Ferri foi banido da Copa do Mundo.
Os símbolos LGBTQIAP+ viraram centro de polêmica na Copa, já que a lei do Catar criminaliza relações homossexuais. Diversas seleções haviam planejado entrar em campo com uma braçadeira com as cores da campanha “One love”, mas foram proibidas pela Fifa. Em resposta, os jogadores da Alemanha taparam a boca com a mão na foto oficial antes do jogo contra o Japão, para mostrar que estavam sendo silenciados.
A escolha do Catar para sediar o Mundial tem gerado críticas de organizações de direitos humanos, que argumentam que há pouco respeito nos direitos das mulheres, das populações LGBTQAIP+, dos imigrantes e mais.
Veja o vídeo:
?AGORA: Torcedor invade o gramado do jogo França x Tunísia com a bandeira da Palestina e vira mortal enquanto seguranças correm para alcançá-lo.
— CHOQUEI (@choquei) November 30, 2022
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link