VÍDEO – Valdemar diz que articula redução das penas pelo 8/1 junto de Lira

Atualizado em 28 de outubro de 2024 às 17:07
Bolsonaristas durante o ataque de 8 de janeiro em Brasília. Foto: Sergio Lima/AFP

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que vai conversar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir uma anistia aos presos pelo ataque de 8 de janeiro de 2023. Ele ainda quer que o parlamentar converse com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para ajudar os golpistas condenados.

“Nós temos um projeto de anistia, que vamos votar e vamos trabalhar para aprovar. Mas pode ser que o Lira consiga um entendimento com o Supremo para ver se eles dão outro caminho para essas penas, que são absurdas”, afirmou Valdemar ao programa “Estúdio i”, na GloboNews.

Ele admite que os golpistas “têm que ser punidos”, mas critica a pena de 17 anos ao “camarada que estava com um pedaço de pau ou que fez bobagem lá [na Praça dos Três Poderes]”.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara tem analisado um projeto que anistia os golpistas condenados por participação no ataque. Parlamentares governistas têm trabalhado para atrasar a análise do texto e os bolsonaristas adiaram a votação da medida.

O projeto que tramita na CCJ perdoa as condenações dos participantes do ataque golpista e ainda anula outras medidas, como prisão, uso de tornozeleira eletrônica e limitações ao uso de meios de comunicação, como redes sociais.

Valdemar afirma que trabalha, além do perdão aos condenados pelo 8 de janeiro, em um projeto para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível até 2030 após decisão do Tribunal Superioe Eleitoral (TSE). “Vamos trabalhar no Congresso para que Bolsonaro seja candidato e vamos esperar qual vai ser a decisão da Justiça”, afirmou o chefe do PL.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line