Durante palestra em Montevidéu, o escritor peruano Mario Vargas Llosa disse que prefere Jair Bolsonaro (PL) a Lula (PT). Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e apoiador do neoliberalismo econômico, ele até tirou sarro do presidente, mas afirmou que é uma opção melhor que o petista.
Vargas Llosa citou as “palhaçadas” do atual chefe do Executivo e afirmou: “O caso de Bolsonaro é muito difícil. As palhaçadas de de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Com as palhaçadas de Bolsonaro. Lula, não.”
Ele disse ainda que Bolsonaro não desperta seu “entusiasmo”, lembrando o negacionismo do presidente durante a pandemia de Covid-19. “É um absurdo. Parece-me absolutamente irresponsável”, declarou.
O escritor, porém, reproduziu o discurso bolsonarista de que Lula é “ladrão”, e disse que há uma “paixão” pelo petista, sobretudo, na Europa. Para embasar seu argumento, ele usou as condenações do ex-presidente na operação Lava Jato.
Llosa deve ter se esquecido que as sentenças de Lula foram anuladas e que ele foi inocentado em todas as ações envolvendo a força-tarefa de Curitiba.
Confira a declaração do escritor: