VÍDEO – Vereador do PL em Fortaleza ameaça Evandro Leitão: “Prepara o caixão”

Atualizado em 24 de outubro de 2024 às 21:11
Inspetor Alberto. Foto: Divulgação

O vereador reeleito de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), causou polêmica ao publicar um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (23), onde xinga e ameaça Evandro Leitão (PT), candidato à prefeitura da capital cearense. Ele que é aliado do candidato André Fernandes (PL), que enfrenta o deputado no segundo turno, afirmou em tom agressivo: “Leitão filha da p***, tu vai para a churrasqueira. Prepara o seu caixão, vagabundo”.

Após a repercussão negativa, o vereador apagou o vídeo e se pronunciou afirmando que a frase foi um erro de comunicação. Segundo Alberto, ele fazia referência a uma música de campanha de André Fernandes, onde “assar o leitão no dia da votação” é um dos refrões.

No entanto, o vereador trocou a palavra “carvão” por “caixão”. “Não percebi que troquei as palavras. Como vou botar um caixão na churrasqueira? Foi um erro”, disse ele.

Alberto relatou que foi alertado sobre o erro por André Fernandes na manhã desta quinta-feira (24) e acrescentou que, caso tenha ofendido Leitão, está disposto a pedir desculpas. No entanto, o vereador também expressou ressentimento contra o petista por supostas fake news que, segundo ele, foram disseminadas pela campanha de Leitão contra ele e sua família.

A campanha de Evandro Leitão reagiu ao ataque, registrando um boletim de ocorrência por ameaça contra Inspetor Alberto. Em suas redes sociais, Leitão classificou o comportamento do vereador e outros aliados do bolsonarismo como representantes da “violência e ódio” do movimento.

“Inspetor Alberto, Carla Zambelli, Roberto Jefferson, todos são representantes do ódio e da violência do bolsonarismo. Bolsonarismo é violência, é ódio. Bolsonarismo mata. Fortaleza não pode ser destruída pelo bolsonarismo”, escreveu o candidato do PT em uma postagem.

Enquanto isso, a campanha de André Fernandes optou por não comentar o caso. Inspetor Alberto, que já trabalhou como assessor de Fernandes, é conhecido por sua proximidade com o aliado e por seu histórico de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em 2019, o vereador publicou um vídeo onde disparava tiros contra uma foto de Lula, gesto que repercutiu na época. A disputa pela prefeitura de Fortaleza está acirrada, com pesquisas apontando empate técnico entre André Fernandes e Evandro Leitão.

A eleição reflete o cenário de polarização política no Brasil, com Fernandes sendo apoiado por Bolsonaro e Leitão representando o campo político do atual presidente, Lula. O segundo turno promete ser decisivo e marcar o tom da política local nos próximos anos, além de servir como um termômetro para a eleição presidencial de 2026.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line