A sessão da CPI da Covid desta quinta-feira (30) está ouvindo o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury, que é suspeito de ter financiado a divulgação de fake news em blogs, sites e redes sociais, sobre os cuidados básicos na pandemia. Ele também é apontado como integrante do “gabinete paralelo”, uma estrutura de assessoramento informal que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria montado.
A postura do depoente levou o presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), a uma forte acusação: “Você é um negacionista, você induziu à morte de brasileiros”, disse.
Assista ao vídeo no final da página.
Leia mais:
1. “Não ouçam o senhor Otávio Fakhoury”, diz Randolfe na CPI sobre cuidados contra Covid-19
2. Quem é Fakhoury, abandonado na CPI pela tropa de choque bolsonarista
3. Idoso pede R$ 100 mil de indenização à Prevent Senior por prescrição do “kit covid”
Aziz acusou Otávio Fakhoury de induzir pessoas à morte
Otávio Fakhoury obteve no Superior Tribunal Federal (STF) o direito ao silêncio para não se autoincriminar. No entanto, o empresário afirmou, na Comissão Parlamentar de Inquérito, não acreditar no uso de máscara como método eficaz para reduzir a disseminação do vírus e descreditou as vacinas, principalmente a Coronavac.
Ele também defendeu o “isolamento vertical” como alternativa ao chamado “lockdown”. Segundo ele, para que as medidas de proteção não impactassem tanto na situação econômica do país.
Assista à afirmação de Omar Aziz no vídeo abaixo.
https://twitter.com/taoquei1/status/1443606079615668235