Rival de Alexandre de Moraes, ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) e advogado de réu julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), Sebastião Coelho afirmou que os magistrados são “as pessoas mais odiadas” do Brasil. Durante julgamento de seu cliente, o bolsonarista Aécio Lúcio Costa Pereira, ele apontou o dedo para os ministros e disse que “não estava afrontando” o tribunal.
“Eu quero dizer, com muita tristeza, mas eu tenho que dizer a Vossas Excelências, nessas bancadas aqui, desses dois lados, senhores ministros, estão as pessoas mais odiadas desse país, infelizmente”, afirma o advogado.
Ele ainda negou que a declaração seria uma afronta e disse que “alguém” tinha que dizer aquilo para os magistrados.
“Não vim no velório de Sepulveda Pertence [ex-presidente do STF], uma pessoa que eu amava muito, para não dizer que eu estava afrontando essa Corte, mas Vossas Excelências têm que ter a consciência que Vossas Excelências são pessoas odiadas nesse país. Essa é uma realidade que têm que saber e alguém tem que dizer isso diretamente”, finaliza.
Essa não é a primeira vez que o ex-desembargador faz críticas a magistrados. Em agosto do ano passado, após a cerimônia de posse de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele disse que o ministro estava “inflamando” o Brasil com seu discurso, que seria uma “declaração de guerra ao país”.
“Há muito tempo não estou feliz com o Supremo Tribunal Federal”, disse ele na ocasião, antes de anunciar sua aposentadoria depois de 30 anos de magistratura.