VÍDEO: Voo com 229 brasileiros resgatados deixa Líbano; chegada deve ser domingo (5)

Atualizado em 5 de outubro de 2024 às 22:44
Avião da Força Aérea Brasileira. Foto: Divulgação

Neste sábado (5), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Beirute, capital do Líbano, para realizar o primeiro voo de repatriação de brasileiros na região, levando a bordo 229 passageiros. A aeronave fará uma parada técnica em Lisboa, Portugal, antes de seguir para o Brasil, com previsão de chegada na Base Aérea de Guarulhos (SP) na manhã deste domingo (6).

O presidente Lula estará presente para recepcionar o grupo. De acordo com a FAB, entre os 229 passageiros, estão incluídas 10 crianças de colo e três animais domésticos.  Após a chegada ao Brasil, a aeronave deverá retornar ao Líbano para buscar uma nova lista de cidadãos que solicitaram assistência do governo federal para deixar a zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.

O voo de repatriação faz parte da operação de resgate batizada de “Raízes do Cedro”, utilizando uma aeronave do modelo KC-30. A decolagem ocorreu na madrugada de quarta-feira (2) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com chegada a Portugal na manhã do mesmo dia.

Inicialmente, o voo estava programado para partir na sexta-feira (4), mas a viagem foi adiada por questões de segurança, sendo remarcada para este sábado. Até o momento, quase 3 mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil, a maioria residentes no Vale do Bekaa e na capital, Beirute.

O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, afirmou que o Brasil tem capacidade para repatriar até 500 pessoas por semana a partir do Líbano. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da embaixada em Beirute, continua em contato com os brasileiros no país para organizar novas operações de repatriação.

Bombardeio no Líbano. Foto: Divulgação

O Líbano tem enfrentado bombardeios aéreos por parte de Israel, que visa alvos do Hezbollah em seu território. Os ataques também têm causado a morte de civis, incluindo dois cidadãos brasileiros desde o agravamento do conflito em 20 de setembro.

Na madrugada deste sábado (5), as Forças de Defesa de Israel realizaram uma nova operação terrestre, levando a confrontos armados após tentativas de infiltração em uma cidade do sul do país, enquanto Beirute sofreu novos bombardeios.

Desde segunda-feira passada (23), o Itamaraty tem discutido a necessidade de realizar operações de repatriação. A embaixada em Beirute iniciou consultas com a comunidade local para identificar brasileiros que desejam retornar ao país, com um aumento constante na demanda.

Segundo fontes do Itamaraty, os números de solicitantes variam, pois algumas famílias desistem, outras conseguem sair por conta própria, e novas pessoas entram na lista devido ao aumento dos riscos. Em 2006, durante a última grande crise militar entre Israel e Hezbollah, cerca de 3 mil brasileiros foram repatriados do Líbano.

Confira o vídeo:

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line