Pelo menos 35 ônibus foram queimados na Zona Oeste do Rio de Janeiro na tarde desta segunda (23) após a morte de miliciano. Essa é a maior ação com coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus (sindicato das empresas do setor na cidade), e já foram destruídos 20 veículos da operação municipal, 5 BRT e outros de turismo ou fretamento.
Os ataques são em represália à morte do sobrinho do chefe da milícia Zinho, na comunidade Três Pontes. Conhecido como Teteu e Faustão, Matheus da Silva Rezende foi apontado como número 2 na hierarquia da organização criminosa comandada pelo tio e foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil.
O miliciano é o terceiro da família a morrer em confrontos com a Polícia Civil do Rio. Em 2017, Carlos Alexandre da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes, morreu durante operação da Delegacia de Homicídios da Capital. Quatro anos depois, outro tio de Faustão foi morto, Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, que reagiu à prisão durante operação.
Após a morte de Ecko, seu irmão, Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, assumiu a maior milícia do Rio.
Além dos ônibus queimados, outros veículos e pneus foram incendiados em vários pontos do Rio. Foram fechadas diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra e Campinho.
O município entrou em estágio de mobilização durante a tarde e foi emitido um alerta de que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há registros de 58km de congestionamentos na cidade, o dobro da média (29km) das últimas três segundas-feiras.
O Centro de Operações Rio (COR-Rio) afirmou que o primeiro ônibus foi queimado na Rua Felipe Cardoso, em Santa Cruz. O órgão confirmou incêndios em outros cinco endereços: Av. Dom João VI (Guaratiba), Av. Cesário de Melo (Paciência), Rua Guarujá (Cosmos), Rua Felipe Cardoso (Santa Cruz) e Estrada do Campinho (Inhoaíba).
Veja vídeos:
Zona Oeste do Rio tem 24 ônibus incendiados após sobrinho do miliciano Zinho ser morto pela polícia. O Rio de Janeiro hoje é uma cidade dominada por milícias e facções. O Estado é, meramente, um observador que não interfere no crime que domina cada vez mais as comunidades. pic.twitter.com/pGQOK8Ju6k
— Blog do Ismael Sousa (@ismaelsousa) October 23, 2023
Zona Oeste do Rio de Janeiro tem mais de 30 ônibus queimados em protestos pela morte do sobrinho de um miliciano. E o governador nada disse até o momento… #RioAbandonado pic.twitter.com/dE07gqZCnd
— Hélio Ricardo? (@heliocalceteiro) October 23, 2023
Brt Onibus estação Magarça Rio de Janeiro Zona Oeste fogo. pic.twitter.com/4XEgrBzPB7
— Gus in NY ? 1989tv (@nosensegus) October 23, 2023
QUEM MANDA NO RIO?
T3RRORISTAS QUEIMARAM MUITOS ÔNIBUS NA ZONA OESTE (27 ÔNIBUS ? ?)
"Vulgo Faustão, não resistiu e faleceu hoje em uma operação da CORE. Ele foi baleado após entrar em confronto com os policiais.
Sobrinho do miliciano Zinho, chefe da maior milícia carioca." pic.twitter.com/yOWA4SiEOF
— Rio de Nojeira (@RiodeNojeira) October 23, 2023
O rio de janeiro continua lindo
Zona Oeste Onibus Fogo Rj pic.twitter.com/iw8dNDhrBK— Gus in NY ? 1989tv (@nosensegus) October 23, 2023
https://twitter.com/tucabr54/status/1716558876470816910
? Urgente: Rio de Janeiro tem dezenas de ônibus incendiados após morte de sobrinho de miliciano, Matheus Rezende, sobrinho do miliciano Luís Braga e conhecido como Faustão, foi morto em confronto com a Polícia Civil.
Última atualização oficial falava em mais de 30 veículos pic.twitter.com/HkAEet1FtL— Taboga (@TabogaMone) October 23, 2023