O açude de Gargalheiras, na cidade de Acari (RN), iniciou a sangria na noite desta quarta (3) após 13 anos e gerou celebrações na região. O transbordo ocorreu por uma parede de mais de 20 metros e causou o que os sertanejos chamam de “véu de noiva”, quando há queda d’água.
A sangria descreve o fenômeno de quando o reservatório chega à capacidade máxima e transborda. O Gargalheiras foi usado de locação no filme “Bacurau” (2018) e é um patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico no Rio Grande do Norte, além de ser um dos maiores do estado.
Pessoas da região celebraram o evento com fogos e orações, apesar da sangria ser considerada tímida. Centenas de pessoas aguardavam o fenômeno às margens do Gargalheiras.
Moradores da cidade de Acari e da Região Seridó faziam uma espécie de “vigília” no local à espera da sangria. Na madrugada desta quarta (3), eles promoveram forró, churrasco e até uma festa de aniversário após a sangria.
O açude tem capacidade para mais de 44 milhões de metros cúbicos de água e é suficiente para abastecer uma população de 56 mil pessoas por cerca de quatro anos. A última sangria ocorreu em 2011 e o Gargalheras passou por secas entre 2017, 2018 e 2019.
Em um dos períodos de seca, o açude foi usado de cenário para o filme “Bacurau”. O próprio diretor da obra, Kleber Mendonça Filho, comemorou imagens do Gargalheiras em 2018 e durante o mês de abril de 2024.
Gargalheiras, sertão do Seridó RN, onde filmamos BACURAU, esconderijo de Lunga. Em 2018 e Hoje.
Deve sangrar hoje pela primeira vez em 11 anos. Chega dá uma tontura ver as duas fotos. pic.twitter.com/hDnzZh8otL
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) April 2, 2024
Veja a sangria e a celebração do evento:
Após 13 anos açude Gargalheiras inicia sangria e sertanejos comemoram com fogos e oraçõeshttps://t.co/MgtgAz39fC pic.twitter.com/5Dbnj75y2v
— Daltro Emerenciano Instagram @blogdedaltroemerenci (@BlogdeDaltro) April 4, 2024
Sangra o Gargalheiras e transborda de alegria o coração do Seridó! ?
Depois de 13 anos, a alegria da abundância da água volta ao Gargalheiras. Coisa linda de se ver! Água é o tesouro do povo do sertão. Que grande alegria!
?: Billy Brayan pic.twitter.com/urPhEivqYm
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) April 4, 2024
GARGALHEIRAS INICIA SANGRIA!
Após 13 anos de espera, o reservatório que fica em Acari, no RN, alcançou a capacidade máxima e sangrou. O momento aconteceu às 23h19 desta quarta-feira (3) e foi recebido com fogos e festa por moradores da região que aguardavam no local. pic.twitter.com/3MYKoCI9jX
— Carol Reis (@carol_reisA) April 4, 2024
O açude Gargalheiras, em Acari/RN, finalmente sangrou, minha gente! ?
A celebração foi completa, com fogos de artifício iluminando o céu e muita alegria, do jeitinho que a gente ama!
E nossos corações? Ah, transbordam de felicidade também! ✨?
?: Victor Dantas/Rádio Cabugi pic.twitter.com/RQ6AdkBngc
— Cajueira (@Cajueira_) April 4, 2024
É festa no coração do Seridó. O açude Gargalheiras, após uma longa estiagem que parecia eterna, agora transborda em um espetáculo de renascimento, enchendo de esperança os aqueles que testemunharam sua sede e agora se emocionam com sua abundância. pic.twitter.com/ZNK2Y9CQZX
— Flávio Costa (@flaviocostaf) April 4, 2024