VÍDEOS: Apagão cibernético afeta voos, bancos e serviços de comunicação no mundo todo

Atualizado em 19 de julho de 2024 às 6:50
Apagão cibernético — Foto: reprodução

Diversos países relataram falhas técnicas que afetaram redes de televisão nacionais, aeroportos internacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços nesta sexta-feira (19). Com informações do Globo.

A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália informou que várias empresas foram impactadas por um “apagão técnico em larga escala”. O incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

De acordo com a Associated Press, usuários da Microsoft em todo o mundo estão sendo prejudicados pelo apagão. A empresa de segurança cibernética CrowdStrike confirmou em um comunicado que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor “Falcon”.

Empresas nos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Índia e Holanda também enfrentaram dificuldades. Até o momento, não há notícias de problemas no Brasil.

Grandes companhias aéreas dos EUA, incluindo Delta, United e American Airlines, cancelaram todos os voos na manhã de sexta-feira, conforme comunicado da Administração Federal de Aviação (FAA). “Todos os voos, independentemente do destino”, foram suspensos devido a “problemas de comunicação”, segundo a FAA.

Na Alemanha, o aeroporto de Berlim Brandenburg interrompeu voos na manhã desta sexta-feira devido a um “problema técnico”. Uma porta-voz disse à AFP que “há atrasos no check-in e as operações de voo foram canceladas”, acrescentando que ainda não há previsão para a normalização.

Já no Reino Unido, a maior operadora ferroviária do país enfrenta problemas de TI “generalizados” que podem causar cancelamentos de última hora. “Estamos enfrentando problemas de TI em toda a nossa rede”, afirmaram as quatro companhias ferroviárias do grupo Govia Thameslink Railway na rede social X.

Aeroportos na Espanha, Holanda, Índia, China, Singapura e França também foram afetados pela falha de TI global. Nos Estados Unidos, veículos de comunicação informaram que os serviços de emergência 911 estão fora de operação em diversos estados.

Confira outros vídeos:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link