O primeiro grande protesto contra o governo de Javier Milei teve início com confrontos entre manifestantes e policiais na tarde desta quarta-feira (20) em Buenos Aires, na Argentina.
As tensões se intensificaram quando os agentes tentaram forçar o recuo dos manifestantes para a calçada, para desobstruir uma das vias da cidade.
A ação policial ocorre dias após a gestão de Milei anunciar um protocolo “antipiquetes”. O governo argentino ameaçou cortar os benefícios sociais de manifestantes que bloquearem vias e pontes durante protestos.
“Manifestar-se é um direito, mas circular livremente pelo território argentino para se dirigir ao local de trabalho também é”, disse Sandra Pettovello, chefe da pasta de Capital Humano, espécie de superministério criado por Milei para unir Emprego, Educação e Desenvolvimento Social.
“Os únicos que não receberão o benefício são aqueles que participarem de marchas e bloquearem a rua. Quem bloqueia não recebe”, acrescentou.
Segundo o jornal La Nación, integrantes do movimento Polo Obrero e de outras organizações sociais entraram em confronto com a polícia na capital argentina. Duas pessoas foram detidas.
Os movimentos se mobilizaram para protestar contra o “Plano Motoserra”, um pacote de medidas econômicas anunciadas pelo novo governo. A marcha desta quarta-feira também marca o 22º aniversário de um protesto em 2001 contra o governo de Fernando De La Rúa.
Horas antes do início do protesto, o policiamento foi reforçado em diversos pontos de Buenos Aires e nas entradas da capital. Com autorização do Ministério da Segurança, os oficiais revistaram passageiros a bordo de transportes coletivos.
Quando os protestos começaram, por volta das 16h, Milei lançou a primeira operação antipiquetes para tentar garantir a circulação do trânsito enquanto os manifestantes se dirigiam para a Praça de Maio, um ponto importante da capital argentina.
Veja os vídeos:
❗??? – #BREAKING: Large demonstrations are reported in Buenos Aires.
The president of Argentina, Javier Milei, monitors the response to the protests at the Federal Police headquarters in the capital. pic.twitter.com/UDx8qBYGXd
— ??The Informant (@theinformant_x) December 20, 2023
La policía de Argentina intenta frenar la manifestación contra Milei. Han amenazado con identificar y quitarles las ayudas a los manifestantes. El derecho a la protesta por los aires. pic.twitter.com/zjBMXjaDaR
— Noa Gresiva (@NoaGresiva) December 20, 2023
? População ignora decreto de Milei que proíbe manifestações e ocupa às ruas da Argentina em protesto contra medidas do governo que afetam população mais pobre do país: pic.twitter.com/nK5KZtINNl
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) December 20, 2023