VÍDEOS: torcedores israelenses provocam e brigam com grupos antifascistas após jogo na Holanda

Atualizado em 8 de novembro de 2024 às 10:23
Torcedores do Ajax e Maccabi Tel Aviv se envolvem em confusão após partida pela Liga Europa em Amsterdã – Foto: Reprodução

Na quinta-feira (7), após o jogo entre Ajax e Maccabi Tel Aviv pela Liga Europa, em Amsterdã, uma confusão violenta ocorreu entre torcedores israelenses e manifestantes pró-Palestina.

Vídeos mostram que alguns torcedores israelenses provocaram os manifestantes, incluindo atos de vandalismo em um táxi e fogos de artifício. Nas redes sociais circulam vídeos dos adeptos do Maccabi Tel Aviv retirando bandeiras da Palestina de prédios, o que teria dado início aos confrontos contra grupos antifascistas. Em outros registros, os israelenses são agredidos.

A polícia local relatou que pelo menos cinco pessoas precisaram de atendimento médico. Rene de Beukelaer, procurador-chefe de Amsterdã, confirmou que 62 pessoas foram detidas, incluindo dois menores. Segundo o jornal israelense Haaretz, cerca de 3.000 torcedores israelenses estavam presentes, e doze ficaram feridos nos confrontos que ocorreram no centro de Amsterdã após o jogo.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, classificou a briga como “antissemita” e anunciou o envio de aviões para trazer os torcedores de volta a Israel. O presidente Isaac Herzog comparou o ocorrido às agressões do grupo Hamas e expressou sua indignação com a violência contra cidadãos israelenses.

As autoridades locais e internacionais condenaram o episódio. O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, afirmou que os agressores serão processados e que ataques dessa natureza são “inaceitáveis”. A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, também repudiou o ato, destacando que a violência contra judeus na Europa é profundamente vergonhosa.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line