Nesta segunda-feira (19), o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, teve uma reunião no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, com o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine.
O encontro, que terminou no início da noite, abordou a preocupação do Brasil em relação à postura do chanceler israelense, Israel Katz, diante do embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer.
Katz conduziu Meyer a uma reunião de reprimenda no Museu do Holocausto, em Jerusalém, onde informou ao governo brasileiro que Lula seria considerado “persona non grata” em Israel até se retratar de declarações em que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.
O Itamaraty considerou a abordagem ao embaixador brasileiro como “nada diplomática”, pois a declaração de Katz foi feita em um local público, em hebraico. O embaixador brasileiro só teve conhecimento dos termos usados contra o presidente Lula após a tradução.
A convocação do embaixador de outro país para uma conversa, como fez Mauro Vieira nesta segunda-feira, é uma manifestação de insatisfação e busca por explicações da nação envolvida.
Paralelamente, o governo brasileiro instruiu Frederico Meyer a retornar do Israel para o Brasil. Ele embarcará para a viagem de retorno nesta terça-feira (20). Essas medidas foram tomadas em resposta às declarações graves do governo de Israel nesta segunda-feira, de acordo com um comunicado do Itamaraty.
Em uma entrevista na Etiópia, Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza, durante a guerra contra o grupo terrorista islâmico Hamas, ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista, o que levou às reações e medidas adotadas pelos governos envolvidos
Embaixador de Israel, Daniel Zonshine, deixa o Palácio do Itamaraty após encontro com o chanceler brasileiro Mauro Vieira. Ele foi convocado, nesta hoje (19), após o governo israelense declarar o presidente Lula como persona non grata.
© Imagens: Rennan Rebello / Sputnik Brasil pic.twitter.com/HL4fkSBWkl— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 19, 2024
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link