Com toda a confusão criada pelo PL devido à auditoria das urnas eletrônicas do segundo turno das eleições presidenciais, o deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), derrotado de virada pelo governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ajuda ao presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto, para questionar o resultado do pleito, assim como fez seu ex-chefe, o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os assessores do ex-ministro da Cidadania, em uma análise preliminar, disseram ter encontrado uma coincidência com o número de votos em urnas de pelo menos 30 cidades do estado. Segundo o jornalista Lauro Jardim, do Globo, Onyx diz ter obtido o mesmo número de votos que Bolsonaro nesses 30 municípios.
Nesta quarta-feira (23), o bolsonarista solicitou a Valdemar que o Instituto Voto Legal (IVL), do engenheiro Carlos Rocha, responsável pelo relatório das urnas, faça uma investigação minuciosa sobre as urnas do seu estado para avaliar se houve alguma irregularidade nos boletins da votação. Ainda hoje, Costa Neto deverá se reunir com o engenheiro do IVL para ingressar em uma eventual autoria estadual.
Mesmo que questione o resultado agora, Onyx reconheceu imediatamente a vitória de Eduardo Leite no domingo das eleições. Naquele dia, ao lado de apoiadores e da vice Cláudia Jardim (PL), ele disse ter entrado em contato com Leite para parabenizá-lo pelo resultado.
“O cumprimentei pela vitória e desejei a ele que ele consiga, nos próximos anos, responder as expectativas do povo gaúcho”, afirmou ele na ocasião.