A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) ficou conhecida como a maior beneficiária do esquema do “tratoraço” e tem recebido a maioria dos recursos oriundos do “orçamento secreto”. A estatal foi criada durante a Ditadura Militar em 1974 e a proposta era erradicar a pobreza e reduzir desigualdades sociais no país, mas se tornou um meio de corrupção, privilégios e irregularidades.
A Polícia Federal deflagrou operação nesta quarta (20) contra a Construservice, empresa que mantém contratos milionários com a estatal. Há suspeita de que a empresa seja vítima de uma associação criminosa que articula fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro com verbas federais.
Durante o governo de Jair Bolsonaro, a Codevasf está sendo usada como destino dos recursos obtidos por meio de emendas parlamentares. A estatal, que está presente em 15 estados, está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e foi fundada com o objetivo de atuar nas proximidades dos rios São Francisco e Paranaíba, mas tem servido aos interesses do Centrão.