Em homenagem ao falecido presidente venezuelano, o Diário organizou uma seleção de algumas de suas falas memoráveis.
1) “Cristóvão Colombo foi a ponta da lança da maior invasão e genocídio já visto na história da humanidade.”
2) “Eu não sou o demônio!”
3) “Ontem, o diabo veio aqui. E ainda sinto cheiro de enxofre”. ( A respeito do então presidente americano George W. Bush, em uma reunião da ONU em 2006.)
4) “Você se meteu comigo, passarinho. Você não sabe muito sobre história (…) O senhor possui uma grande ignorância, mister Danger. É um ignorante, mister Danger. É um burro (…) Para lhe dizer num inglês ruim: you are a donkey. Digo assim, para dizer com todas as letras a George W. Bush. You are a donkey, mister Bush (…) Você é um covarde. Por que não vai ao Iraque comandar suas forças armadas? É muito fácil comandar à distância. Se algum dia lhe ocorrer a loucura de invadir a Venezuela, lhe esperarei nessa savana, mister Danger. Come in here. Covarde, assassino, genocida. Você é um alcóolatra, um bêbado, mister Danger. É um imoral. É o pior que há, um assassino doentio.”
5) “Juro diante do meu povo que, sobre esta moribunda Constituição, farei cumprir, impulsionarei as transformações democráticas para que a república tenha uma nova Carta Magna adequada aos novos tempos.”
6) “Sou um presidente aprisionado; não renunciei.” – (Durante um Golpe de Estado contra ele.)
7) “Juro, na frente do meu povo, que sobre essa constituição moribunda vou realizar as transformações democráticas necessárias.” – (Ao tomar posse, em 1999.)
8) “O neoliberalismo é o caminho que conduz ao inferno.”
9) “Ser rico é mau, é desumano. Assim eu digo, e condeno os ricos.” – (A empresários venezuelanos.)
10) “O senhor da guerra é Donald Rumsfeld, um dos cães do Inferno.” -(A respeito do Secretário da Defesa de Bush, Donald Rumsfeld.)
11) “Você é um peão imperialista… Vá direto para o inferno.” – (Ao então primeiro-ministro britânico Tony Blair.)
12) “Você é uma fraude, Obama… Vá e perguntae a várias pessoas na África, que podem ter acreditado em você por conta da cor de sua pele, porque seu pai era africano. Você pode ser um afro-descendente, mas é uma vergonha para todas aquelas pessoas.”
13) “Eu não acharia estranho caso houvesse vida em Marte, mas talvez o capitalismo tenha aparecido lá, o imperalismo tenha se instalado e acabado com o planeta.”
14) “Acho que estamos sofrendo de impotência política. Precisamos de um Viagra político.” (Em uma cúpula das nações sul-americanas em 2006.)
15) “Israel critica Hitler frequentemente, e nós também, mas eles fizeram algo muito similar.” – (Sobre Israel, durante uma visita ao Irã em 2006.)
16) “O papa não é nenhum embaixador de Cristo na Terra, como eles dizem. Pelo amor de Deus! O que é isso? Embaixador de Cristo… Cristo não precisa de embaixador, Cristo está no povo.”
17) “Você é o pai das revoluções neste continente, você é nosso pai.” – (Para Fidel Castro em uma viagem até Cuba, em 2007.)
18) “Eu lhes prometo que pelo menos farei o esforço de não ser tão, tão extenso.” – (Antes de seu discurso mais longo, de nove horas e meia.)
19) “A águia não caça a mosca.” – (Sobre um líder da oposição, no mesmo discurso.)
20) “Seria tão estranho que tivessem desenvolvido uma tecnologia para induzir o câncer e ninguém soubesse até agora, e se descubra isso dentro de 50 anos? Não sei, isso deixo para a reflexão.” – Deixando implícito que, talvez, a CIA tivesse envolvimento em sua doença
21) “Vão para o inferno, ianques de merda, aqui é lugar de um povo digno. Vão para o inferno centenas de vezes, nós somos os filhos de Bolívar!” – (Após expulsar o embaixador americano.)
22) “Bombeando os corajosos habitantes da Líbia para salvá-los? Ah, que estratégia brilhante lançada pelo Império insano. Onde estão os direitos internacionais? Isso é como a era do homem das cavernas.”
23) “Exijo respeito, porque eu também sou um chefe de Estado e eleito democraticamente. Ele (O rei) é tão chefe de Estado quanto eu, com a diferença de que fui eleito três vezes.” (Durante um ato acadêmico em uma universidade chilena, a respeito do rei Juan Carlos da Espanha.)
24) “Se eu me calar, gritariam as pedras dos povos da América Latina que estão dispostos a ser livres de todo o colonialismo após 500 anos de colonização.” (Resposta ao rei Juan Carlos da Espanha, que em uma cúpula lhe perguntou: ‘Por que não se cala?’)
25) “Seria mais fácil um burro passar por uma agulha do que a oposição ganhar essa eleição.” – Sobre as eleições de 2012
26) “Você tem o rabo de um porco, a orelha de um porco, você bufa como um porco, você é um porco desqualificado. Você é um porco, nem tente esconder.” Sobre o candidato da oposição, Capriles
27) “Minha opinião firme, plena como a lua cheia, irrevogável, absoluta, total, é que num cenário que obrigaria a convocar de novo eleições presidenciais, vocês elejam Nicolas Maduro como presidente da República Bolivariana da Venezuela. Eu lhes peço isso do fundo de meu coração.” – (Lançando Nicolas Maduro como possível sucessor.)