Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa MDA para a CNT (Confederação Nacional do Transporte), que teve seu resultado divulgado neste sábado (1º), mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com oito pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). Na pesquisa, o petista aparece com 48,3% dos votos válidos, ante 38,7% do atual presidente, no primeiro turno das eleições de domingo (2).
Os votos chamados de “válidos” são somente os direcionados aos candidatos, ou seja, votos brancos e nulos não são considerados. Para vencer a eleição presidencial no primeiro turno, um candidato precisa ter, ao menos, 50% mais 1 dos votos válidos.
Na pesquisa, Ciro Gomes (PDT) teve 4,9% das intenções de voto, ficando em terceiro lugar. O cearense foi seguido por Simone Tebet (MDB), com 4,7%, e Soraya Thronicke (União Brasil) registrou 1,3%. Logo atrás, vieram Felipe D’ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB), com 0,4%, 0,1%, 0,3% e 0,2%, respectivamente.
Já se tratando de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o levantamento aponta que o petista venceria com 50,4% dos votos totais. Nesse cenário, o candidato à reeleição teria 41,2%.
Em uma possível disputa entre Lula e Ciro, o pernambucano venceria por 48,6% a 32,0. Já em um segundo turno entre Ciro e Bolsonaro, o resultado seria assim: 40,4% para o pedetista e 41% para o atual chefe do governo.
A pesquisa realizou 2.002 entrevistas entre 28 e 30 de setembro. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-02944/2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.