Web defende Hassan Rabee, brasileiro repatriado atacado pela GloboNews: “Repugnante”

Atualizado em 15 de novembro de 2023 às 12:41
Hassan Rabee e demais brasileiros na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Foto: reprodução

Um dos brasileiros repatriados de Gaza pelo governo Lula, o comerciante Hassan Said Rabee, de 30 anos, foi atacado pela GloboNews em uma matéria publicada nesta terça (14). Recentemente ele ficou conhecido nas redes sociais por compartilhar imagens do grupo de brasileiros em seu percurso até o Egito, antes de embarcar para o Brasil.

O veículo produziu uma reportagem relatando supostas postagens radicais de Hassan acerca do conflito entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza, intensificado nos últimos meses. As publicações do comerciante, no entanto, são de 2015, quando ele ainda tinha apenas 22 anos.

A reportagem da GloboNews gerou revolta na web. Diversos internautas questionaram qual seria a relevância de mostrar posts antigos do comerciante, realizados em momento de tensão na região do Oriente Médio.

Hasan e Lula na chegada do avião dos repatriados à Brasília. Foto: Reprodução

Um usuário definiu a atitude da emissora como “covarde e repugnante”. Ele relembrou do sofrimento que Hassan viveu em seu período na Faixa de Gaza. No mês passado, o palestino com cidadania brasileira contou que muitos de seus familiares morreram nos conflitos. Em um bombardeio, Hassan contou que perdeu o primo, a esposa dele e todos os filhos do casal.

A GloboNews conversou a Hassan sobre as postagens antigas. Ele disse que não se lembra delas e que pode tê-las publicado em um momento de raiva. Ele reforçou que não defende a violência e é a favor da paz e da conversa. O comerciante finalizou informando que é a favor da existência dos dois Estados, o palestino e o israelense.

“Não sou a favor de violência nenhuma, sou a favor da conversa, sempre. Sou a favor de dois estados conversarem com paz”, afirmou.

Confira a matéria da GloboNews e os comentários dos internautas:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link