Os anos vão passando e cada vez mais as tendências de web design vão evoluindo. Se há alguns anos o mais importante eram as figuras geométricas e os sites criados com flash, nos dias que correm isso é impensável
Estar a par das tendências é meio do caminho para conseguir realmente ter sucesso, independentemente do tipo de produto que vende.
Fizemos uma seleção especial das principais tendências em web design, UX e UI que dominarão a cena em 2018, 2019 e 2020.
Se seguir estas tendências, temos a certeza que o visual do seu site ou mesmo dos seus produtos, vai ser brutal.
A importância de estar a par das tendências
Imagine que é daquelas pessoas completamente desapegadas do celular, que não se preocupamuito com o design ou com a primeira impressão que seu site deixa para os clientes.
A sua única preocupação é o seu negócio. Até aqui nada de errado. Se o seu negócio é criar mockups para camisetas, é com isso que você tem de se preocupar.
Mas, se você não se preocupa com a parte de design e atratividade do seu site, alguém terá de se preocupar correto?
Se toda a informação online que passa aos seus consumidores é literalmente do século passado, pode ter a certeza que eles não vão confiar em si.
Além disso, pior que não confiarem em si, é que não vão comprar aquilo que você tem para vender.
Deste modo, estar a par com as tendências de web design é realmente muito importante. Conheça então de seguida as principais tendências de web design até 2020.
1 – Design simples e funcional
Independentemente do tipo de site que tenha, o design para ser atrativo, tem de seguir algumas “regras”.
Cada vez mais ter um design simples, funcional, optar por padrões atrativos, linhas ou formas geométricas leves é meio caminho andado para ter um site de sucesso.
A partir deste ano, um site que queira vencer na vida vai apresentar formatos distintos, ter um estilo inovador, tecnologias aplicadas, e acima de tudo, estar totalmente otimizado para mobile.
Para ter sucesso, saia fora da caixa, mas mantenha simples e funcional. Assim, qualquer pessoa, por menos experiente que seja, vai conseguir comprar na sua plataforma.
2 – Imagens e conteúdos apelativos
Longe vai o tempo em que um site não podia ter muitas imagens, pois caso contrário tornava-se demasiado pesado e impossível de carregar.
Nos dias que correm, além de ser possível comprimir as imagens para serem mais leves e carregarem mais rapidamente, existem vários tipos de conteúdos que pode e deve usar.
Sejam ilustração, artes digitais, temas artesanais, grafismos livres e cenas abstratas vão dominar a web. Quer vender mais? Invista nisso.
Invista na diferença, e o seu público alvo vai conseguir associar a sua marca a um determinado padrão na sua mente.
Essa associação é o que iá fazer com que ele prefira o seu produto ao da concorrência.
3 – Animações vão continuar em alta
Um site ou uma app que seja estanque, que não permita interação ou que não capte a atenção do usuário nos primeiros segundos, é algo que não vai ter sucesso.
Quer vender? Quer captar a atenção do cliente? Quer sobressair da concorrência? Invista num web design interessante e que capte.
As animações, rolagens e gatilhos também fazem parte das tendências em web design. Para baixo e para cima, para um lado e para o outro, claro! Estes elementos interativos aumentam e muito o engajamento.
Gatilhos de animação não são novos, mas eles começaram a ser usados de forma inovadora ao longo deste ano.
As melhores animações ativadas por rolagem são minimalistas, educacionais e estratégicas, sendo sempre projetadas para aumentar as conversões e prender a atenção do usuário. Elas dão leveza ao site e aumentam suas vendas.
4 – Design responsivo e mobile first
Você já deve ter ouvido as novidades! O Google mudou novamente o seu algoritmo. E porquê?
Pois bem, a resposta chega em forma de estatísticas “Em 2016, 43,6% do tráfego de todos os sites em todo o mundo foi gerado através de telefones celulares, ante 35,1% no ano anterior. Em 2017 essa percentagem passou dos 53%”.
Projete tudo de forma a redimensionar para parecer atraente em vários tamanhos de tela: móveis, tablets, TV, wearables ou desktops e não esqueça de fazer muitos testes de usabilidade.
Cada vez mais os usuários usam o celular para tudo, por isso, bem que o seu site é responsivo e está otimizado para indexar em mobile, ou bem que você vai ser facilmente ultrapassado pela sua concorrência.
Como vê, independentemente do tipo de negócio que você tenha, é possível sim vender mais se estiver atento às tendências do web design.