Web design como tendência para lojas virtuais

Atualizado em 8 de outubro de 2018 às 13:36

Os anos vão passando e cada vez mais as tendências de web design vão evoluindo. Se há alguns anos o mais importante eram as figuras geométricas e os sites criados com flash, nos dias que correm isso é impensável

Estar a par das tendências é meio do caminho para conseguir realmente ter sucesso, independentemente do tipo de produto que vende.

Fizemos uma seleção especial das principais tendências em web design, UX e UI que dominarão a cena em 2018, 2019 e 2020.

Se seguir estas tendências, temos a certeza que o visual do seu site ou mesmo dos seus produtos, vai ser brutal.

A importância de estar a par das tendências

Imagine que é daquelas pessoas completamente desapegadas do celular, que não se preocupamuito com o design ou com a primeira impressão que seu site deixa para os clientes.

A sua única preocupação é o seu negócio. Até aqui nada de errado. Se o seu negócio é criar mockups para camisetas, é com isso que você tem de se preocupar.

Mas, se você não se preocupa com a parte de design e atratividade do seu site, alguém terá de se preocupar correto?

Se toda a informação online que passa aos seus consumidores é literalmente do século passado, pode ter a certeza que eles não vão confiar em si.

Além disso, pior que não confiarem em si, é que não vão comprar aquilo que você tem para vender.

Deste modo, estar a par com as tendências de web design é realmente muito importante. Conheça então de seguida as principais tendências de web design até 2020.

1 – Design simples e funcional

Independentemente do tipo de site que tenha, o design para ser atrativo, tem de seguir algumas “regras”.

Cada vez mais ter um design simples, funcional, optar por padrões atrativos, linhas ou formas geométricas leves é meio caminho andado para ter um site de sucesso.

A partir deste ano, um site que queira vencer na vida vai apresentar formatos distintos, ter um estilo inovador, tecnologias aplicadas, e acima de tudo, estar totalmente otimizado para mobile.

Para ter sucesso, saia fora da caixa, mas mantenha simples e funcional. Assim, qualquer pessoa, por menos experiente que seja, vai conseguir comprar na sua plataforma.

2 – Imagens e conteúdos apelativos

Longe vai o tempo em que um site não podia ter muitas imagens, pois caso contrário tornava-se demasiado pesado e impossível de carregar.

Nos dias que correm, além de ser possível comprimir as imagens para serem mais leves e carregarem mais rapidamente, existem vários tipos de conteúdos que pode e deve usar.

Sejam ilustração, artes digitais, temas artesanais, grafismos livres e cenas abstratas vão dominar a web. Quer vender mais? Invista nisso.

Invista na diferença, e o seu público alvo vai conseguir associar a sua marca a um determinado padrão na sua mente.

Essa associação é o que iá fazer com que ele prefira o seu produto ao da concorrência.

3 – Animações vão continuar em alta

Um site ou uma app que seja estanque, que não permita interação ou que não capte a atenção do usuário nos primeiros segundos, é algo que não vai ter sucesso.

Quer vender? Quer captar a atenção do cliente? Quer sobressair da concorrência? Invista num web design interessante e que capte.

As animações, rolagens e gatilhos também fazem parte das tendências em web design. Para baixo e para cima, para um lado e para o outro, claro! Estes elementos interativos aumentam e muito o engajamento.

Gatilhos de animação não são novos, mas eles começaram a ser usados ​​de forma inovadora ao longo deste ano.

As melhores animações ativadas por rolagem são minimalistas, educacionais e estratégicas, sendo sempre projetadas para aumentar as conversões e prender a atenção do usuário. Elas dão leveza ao site e aumentam suas vendas.

4 – Design responsivo e mobile first

Você já deve ter ouvido as novidades! O Google mudou novamente o seu algoritmo. E porquê?

Pois bem, a resposta chega em forma de estatísticas “Em 2016, 43,6% do tráfego de todos os sites em todo o mundo foi gerado através de telefones celulares, ante 35,1% no ano anterior. Em 2017 essa percentagem passou dos 53%”.

Projete tudo de forma a redimensionar para parecer atraente em vários tamanhos de tela: móveis, tablets, TV, wearables ou desktops e não esqueça de fazer muitos testes de usabilidade.

Cada vez mais os usuários usam o celular para tudo, por isso, bem que o seu site é responsivo e está otimizado para indexar em mobile, ou bem que você vai ser facilmente ultrapassado pela sua concorrência.

Como vê, independentemente do tipo de negócio que você tenha, é possível sim vender mais se estiver atento às tendências do web design.