X volta a funcionar parcialmente após decisão de Moraes

Atualizado em 8 de outubro de 2024 às 19:37
Celular com acesso ao X (ex-Twitter). Foto: Reprodução

O X (ex-Twitter) voltou a ar para alguns usuários no Brasil nesta terça (8) após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para desbloquear a plataforma no Brasil. A rede social estava suspensa desde o dia 31 de agosto por determinação do magistrado.

O Brasil tem mais de 20 mil provedores, segundo o Ministério das Comunicações, o que deve fazer com que alguns usuários demorem mais tempo para conseguirem acessar o X. Em plataformas como Bluesky e Threads, que substituíram a rede social após o bloqueio, alguns usuários já celebram a notícia.

Assim como ocorreu quando a plataforma foi suspensa, alguns provedores podem levar mais tempo para reativar o X. Cabe à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) notificar as operadoras de internet para solicitar o desbloqueio.

Após ordem de Alexandre de Moraes, o X voltou a funcionar para alguns usuários no Brasil. Foto: Reprodução

O ministro determinou a volta das operações do X no Brasil após a empresa pagar R$ 28,6 milhões em multas. A rede social foi suspensa no fim de agosto após descumprimento de ordens da Corte e o fechamento de seu escritório no Brasil, deixando de ter um representante legal no país.

“Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil internet ltda. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, afirmou Moraes na decisão desta terça.

Antes de realizar o desbloqueio, o ministro consultou a Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou a favor da liberação da plataforma no país.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line