A divulgação da pesquisa do Instituto Ipespe foi cancelada pela XP Investimentos. O relatório vinha sendo divulgado semanalmente e mostrando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com larga vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Nos dados revelados na semana passada, o petista alcançou 45% das intenções de votos contra 34% do atual chefe do executivo federal. A nova pesquisa seria divulgada na próxima sexta (10), tendo sido registrada no último sábado (4), sob o número BR-06295/2022.
Porém, hoje a empresa resolveu tirar a pesquisa do sistema. Essa decisão ocorreu por sofrer enorme pressão de bolsonaristas. A maior irritação foi quando Lula foi citado por 35% dos entrevistados como honesto, enquanto 30% disseram o mesmo de Bolsonaro.
A XP Investimentos foi atacada. O senador Flávio Bolsonaro (PL) ironizou o relatório, ganhando o apoio do deputado federal Bibo Nunes (PL).
Ministros do presidente da República ligaram para diretores da corretora e reclamaram dos resultados, que são bem parecidos com os de outros institutos, dentro da margem de erro.
Clientes ligados ao agronegócio também decidiram fazer ataques e fecharam contas, retirando investimentos. Diretores e acionistas começaram a realizar indagações sobre os resultados, aumentando a pressão.
Por conta de tudo isso, a empresa decidiu cancelar a divulgação dos novos resultados. A partir de agora, a XP Investimentos fará pesquisas Ipespe de forma mensal.
A reportagem ainda revela que o novo relatório mostraria o ex-presidente Lula na primeira colocação e com grande vantagem em relação ao segundo colocado, Jair Bolsonaro. A empresa não quis se posicionar.