A deputada federal Carla Zambelli publicou no Facebook uma montagem com reportagens para mostrar que o jogador canadense Alphonso Davies, do Bayern de Munique (Alemanha), teria tido miocardite devido a vacina contra a Covid. No entanto, a informação é falsa. O jogador teve este problema de saúde depois de contrair o coronavírus. O diagnóstico foi divulgado oficialmente pelo Bayern de Munique. As informações são do Comprova.
Na publicação, Zambelli deixou o seguinte comentário: “Notícias que falam por si só! Tirem suas conclusões!”.
A assessoria da deputada negou que ela tivesse relacionado este caso de miocardite à vacinação ao Comprova, mas a grande maioria de seguidores tiveram esse entendimento de acordo com os comentários no post.
O Comprova classificou o conteúdo como enganoso, porque as informações estão fora de contexto sobre o diagnóstico do jogador do Bayern de Munique, causando conclusões falsas.
Leia mais:
1- Caso Covaxin: PF entende que Bolsonaro não cometeu prevaricação
2- VÍDEO: Mulher leva marido negacionista amarrado para tomar vacina
3- Presidente tem ostentado com dinheiro público
Verificação do conteúdo
A verificação do conteúdo aconteceu após as reportagens utilizadas por Zambelli serem analisadas, chegando a conclusão que não se tratava de uma miocardite decorrente da vacina.
Os dados oficiais de órgãos como a Anvisa, o Ministério da Saúde, FDA e o Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direcção-Geral da Saúde, órgão de saúde do governo de Portugal também foram utilizados para chegar a conclusão. Assim como especialistas, informações no site do clube de futebol e a deputada responsável pela montagem.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link