A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) entregou a sua arma, uma pistola Taurus G3C, para a Polícia Federal, nesta quarta-feira (28), após determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar recorreu da decisão.
Oficiais de Justiça vinham tentando intimar a bolsonarista em seu gabinete da Câmara e em sua residência, mas não conseguiram, já que ela disse estar em missão oficial fora do país.
Zambelli afirma que entregou a arma mesmo sem que a determinação tenha sido oficialmente publicada. A deputada é representada pelos advogados Karina Kufa e Igor Suassuna. Eles argumentam que o porte de arma é essencial para a proteção da parlamentar, “em decorrência de diversos ataques e ameaças que recebe constantemente”.
No último dia 20, o ministro Gilmar Mendes atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou a suspensão de porte de arma de fogo de Zambelli.
A PGR fez o pedido no âmbito de uma investigação aberta para apurar o episódio em que a parlamentar sacou uma arma na direção de um homem negro, em um bairro nobre de São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições.
Relembre o incidente:
URGENTE! Carla Zambelli saca arma e aponta no meio da rua para pessoa na rua. Incidente ocorreu agora na travessa da Joaquim Eugênio Lima com a Lorena. Divulguem pic.twitter.com/NC1FQUnaE8
— Antonio Neto (@antonionetopdt) October 29, 2022