Donald Trump, 78, foi eleito presidente dos EUA após assegurar os votos necessários para um novo mandato. A vitória foi confirmada por volta das 7h30 desta quarta-feira (6). Em discurso na Flórida, o republicano agradeceu o “mandato sem precedentes” concedido pelo povo americano.
Após isso, chefes de estado, políticos e personalidades influentes comentaram o retorno do bilionário à Casa Branca.
Repercussão
Viktor Orbán
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, que apoiou abertamente Trump, celebrou a vitória como uma “bela conquista” nas redes sociais.
The biggest comeback in US political history! Congratulations to President @realDonaldTrump on his enormous win. A much needed victory for the World!
— Orbán Viktor (@PM_ViktorOrban) November 6, 2024
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, comemorou a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA. Em postagem no X, antigo Twitter, o ex-presidente compartilhou um vídeo com imagens de um encontro com Trump e agradeceu “a Deus pela vitória”, acompanhando a mensagem com uma citação bíblica: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
Nayib Bukele
Do outro lado do mundo, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, também expressou seu apoio: “Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie.”
Congratulations to the President-Elect of the United States of America, @realDonaldTrump ??
May God bless and guide you. pic.twitter.com/kl1lr0Dwv4
— Nayib Bukele (@nayibbukele) November 6, 2024
Elon Musk
O bilionário dono do X e apoiador de longa data, Elon Musk, também celebrou a vitória de Donald Trump. “O povo da América deu a Donald Trump um mandato cristalino para a mudança nesta noite”, afirmou Musk em suas redes sociais.
The people of America gave @realDonaldTrump a crystal clear mandate for change tonight
— Elon Musk (@elonmusk) November 6, 2024
Yoon Suk-yeol
Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul, ressaltou a importância da parceria de segurança entre os dois países e parabenizou Trump pela vitória.
Emmanuel Macron
Na Europa, Emmanuel Macron, presidente da França, desejou êxito ao americano: “Parabéns, presidente Trump,” declarou Macron no X, antigo Twitter.
Mike Johnson
O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, também comentou a vitória, afirmando que os republicanos estão “prontos para agir” na agenda “EUA em primeiro lugar” de Trump.
Keir Starmer
No Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer destacou a continuidade da parceria transatlântica entre os dois países.
Congratulations President-elect @realDonaldTrump on your historic election victory.
I look forward to working with you in the years ahead. pic.twitter.com/QYHLd4k4EG
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) November 6, 2024
Benjamin Netanyahu
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou o retorno de Trump, chamando-o de “um novo começo para os Estados Unidos” e reforçando o compromisso com a aliança entre EUA e Israel.
Narendra Modi
Na Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi também parabenizou Trump, chamando-o de amigo e desejando sucesso em sua liderança.
Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, destacou a vitória de Trump como um passo positivo para a paz, afirmando que o princípio de “paz através da força” poderá aproximar uma solução justa para a Ucrânia.
Congratulations to @realDonaldTrump on his impressive election victory!
I recall our great meeting with President Trump back in September, when we discussed in detail the Ukraine-U.S. strategic partnership, the Victory Plan, and ways to put an end to Russian aggression against…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 6, 2024
Javier Milei
O presidente da Argentina, Javier Milei, também manifestou apoio a Trump, chamando-o de “um verdadeiro líder conservador.”
.@realDonaldTrump congratulations on your formidable electoral victory.
Now, Make America Great Again. You know that You can count on Argentina to carry out your task.
Success and blessings.
Best regards,
Javier Milei ( @JMilei ) pic.twitter.com/gpOPYlxj7u— Javier Milei (@JMilei) November 6, 2024
Comissão Europeia e Egito
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, também enviaram suas congratulações ao bilionário.
Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, parabenizou Donald Trump, enfatizando, segundo ele, a importância das relações bilaterais entre os países. “Parabéns Donald Trump pela sua vitória”.
Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha
Na Alemanha, o primeiro-ministro Olaf Scholz também felicitou Trump, destacando o histórico de cooperação entre os dois países. “Parabenizo Donald Trump por sua eleição como presidente dos EUA.
Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line