Zidane, Asterix e videogame: as referências da abertura das Olimpíadas

Atualizado em 26 de julho de 2024 às 17:20
O personagem mascarado da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris Foto: Reprodução

O vídeo que iniciou a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris teve como protagonista o ex-jogador de futebol Zinédine Zidane e uma série de referências à moda do país, ao cinema e até a videogames. A obra ainda cita outros países e até um filme estrelado pelo ex-atleta, lenda de Seleção Francesa.

Uma das primeiras referências do vídeo é ao filme “Astérix e Obélix: Missão Cleópatra” (2002), quando Zidane contracenou com Jamel Debbouze, ator-franco marroquino. Os dois se encontram no Stade de France, palco da final da Copa do Mundo de 1998, vencida pela França.

Debbouze carrega a tocha, mas Zidane aponta que a cerimônia de abertura será realizada no Rio Sena e se oferece para levá-la ao local. A câmera registra o ex-atleta correndo por Paris e mostra diversas referências à moda e aos cafés conhecidos na cidade.

Jamel Debbouze e Zinédine Zidane no filme “Astérix & Obélix: Missão Cleópatra” (2002). Foto: Reprodução

O vídeo institucional ainda traz referências à indústria automotiva e aos engarrafamentos que ocorrem na capital francesa. Ao driblar todos os obstáculos, Zidane chega ao metrô e entrega a tocha a um menino imigrante, acompanhado de outras duas crianças, que fazem o trajeto até o Sena por meio de catacumbas.

No canal subterrâneo, os meninos são convidados a entrar num barco por um personagem encapuzado e mascarado, uma referência ao romance “O Fantasma da Ópera” e à série de jogos “Assassin’s Creed”. O vídeo termina com o barco diretamente saindo no Rio Sena.

O personagem aparece outras vezes em vídeos transmitidos durante os desfiles da delegação pelo Rio Sena. Veja trecho do vídeo que iniciou a cerimônia:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link